Importação de validações
Last updated
Was this helpful?
Last updated
Was this helpful?
Na , pode fazer a importação automática de validações através do botão “Importar validações”, que lhe dá acesso a um explorador que permite escolher o ficheiro que contém as a adicionar.
Antes de escolher o ficheiro de importação, terá de escolher o tipo de validações a importar, selecionando o ícone correspondente:
Por predefinição, aparece selecionado o tipo 'Pessoas'. Para importar validações de organizações, deverá selecionar o ícone em forma de edifício e para importar relações, deverá selecionar o ícone em forma de diagrama.
De forma a que o ficheiro possa ser interpretado corretamente pela aplicação, este deverá seguir um conjunto de especificações, descritas abaixo.
A primeira linha deve conter o nome das colunas que representam a informação a importar
A separação de colunas deve ser feita por ponto e vírgula (;), para ficheiros .txt e .csv
Extensão: .txt, .csv ou .xlsx
Limitado a 500.000 linhas por cada importação
Deve conter uma pessoa por linha
Propriedades aceites (obrigatórias a negrito):
vat_number
Os números de contribuinte internacionais devem conter o código do país correspondente no início.
Ex: FR12345678901 para um número de contribuinte francês.
name
birth_date
A data de nascimento deve seguir um dos seguintes formatos:
dd-mm-yyyy
dd/mm/yyyy
yyyy-mm-dd
yyyy/mm/dd
country
country_residence
id_custom
Identificador do cliente utilizado pela sua organização. Tem de ser único.
unidentifiable
1 ou 0, caso seja não identificável.
Deve conter uma organização por linha
Propriedades aceites (obrigatórias a negrito):
vat_number
Os números de contribuinte internacionais devem conter o código do país correspondente no início.
Ex: FR12345678901 para um número de contribuinte francês.
name
country
id_custom
Identificador do cliente utilizado pela sua organização. Tem de ser único.
unidentifiable
1 ou 0, caso seja não identificável.
Deve conter uma relação por linha
Propriedades aceites (obrigatórias a negrito):
organization_vat_number
NIPC da validação de organização onde se vai inserir a relação. Esta validação de organização já deve existir no sistema.
vat_number
NIF da relação a ser inserida. Este indivíduo/organização já deve existir no sistema.
position_in_organization
Tipo da relação a inserir.
Pode ser uma das seguintes opções:
representative
manager
owner
beneficial_owner
Nome
Para além dos acima mencionados, apenas são aceites espaços (" "), hífenes ("-") ou apóstrofes (" ' ").
As validações de pessoas suportam abreviaturas no seu nome. No entanto, estas não poderão ser procedidas com um ponto. Exemplificando: "Rui M Rio" poderá ter como resultado o nome "Rui Miguel Rio".
Todos os pontos anteriores foram implementados de forma a tornar o processo mais robusto possível. No entanto, recomendamos que tente introduzir nomes o mais próximo do original quanto possível.
País
Verifique se o nome, data de nascimento e campos relativos a países não estão delimitados por ' ou ". Estes valores não devem estar delimitados.
Caso nenhum dos exemplos anteriores se verifique, por favor contacte a PEPData.
Caso ocorra um problema com os dados a introduzir, irá aparecer um assistente de correção que irá identificar os erros encontrados no ficheiro. O assistente de correção segue a seguinte lógica sequencial:
Validação da linha de cabeçalho;
Validação dos dados introduzidos:
name;
birth_date (caso se trate de validações de pessoas);
country_nationality (caso se trate de validações de pessoas);
country_address (caso se trate de validações de pessoas);
country (caso se trate de validações de organizações);
vat_number
Verificação da existência de duplicados: caso já tenha adicionado uma determinada validação ou relação no passado, os dados a introduzir serão considerados como duplicados. O utilizador poderá depois optar por ignorar este tipo de erro.
Infelizmente, não existe uma codificação universal que seja utilizada em todos os computadores, o que poderá levar a dificuldades na interpretação de alguns ficheiros de texto, com especial relevância nos caracteres com acentos. Caso um computador utilize uma codificação que não corresponde à do ficheiro, poderá interpretar o caracter "é" como "", por exemplo, não conseguindo compreender o seu significado.
Embora o sistema da PEPData tente determinar a codificação do ficheiro carregado, nem sempre este processo é infalível, pelo que o problema descrito poderá ocorrer. Caso tal aconteça, irá receber uma mensagem de erro que o informa que apenas um determinado número de caracteres é reconhecido pelo sistema sempre que tente realizar o upload do mesmo ficheiro.
Neste caso, sugerimos as seguintes soluções:
Bloco de Notas/Notepad do Windows
Abrir o ficheiro em questão.
Clicar em Ficheiro/File -> Guardar Como... /Save As...
Alterar Codificação/Encoding de UTF-8 para ANSI ou de ANSI para UTF-8. Esta opção encontra-se à esquerda do botão Guardar/Save.
Guardar.
Voltar a fazer upload do ficheiro na plataforma da PEPData.
Abrir o ficheiro em questão.
Codificação/Encoding -> Converter para ANSI ou UTF-8, dependendo da codificação atual.
Guardar.
Voltar a fazer upload do ficheiro na plataforma da PEPData.
Após o upload do ficheiro ter sido concluído, todas as novas irão aparecer na . Se tiver importado relações, todas elas serão automaticamente associadas às correspondentes.
Poderá ver as regras a cumprir relativamente aos nomes.
Poderá ver as regras a cumprir relativamente aos países.
Poderá ver as regras a cumprir relativamente aos países.
Poderá ver a regras a cumprir relativamente aos nomes.
Poderá ver as regras a cumprir relativamente aos países.
Uma / por cada linha.
Uma / deve seguir a ordem dos campos definidos no cabeçalho.
Em caso de validações respeitantes a pessoas, apenas são permitidos, no mínimo, nomes próprios com 2 nomes e data de nascimento. Caso não tenha informação relativa à data de nascimento, terá de introduzir, no mínimo, 3 nomes. Estes requisitos mínimos existem de forma a garantir que o sistema tenha a capacidade de sugerir resultados relevantes quando pretenda analisar se a pessoa é .
Todos os , sua acentuação e capitalização são suportados, não alterando os resultados apresentados no processo de análise. Pode, por isso, introduzir o nome no formato que lhe seja mais conveniente. Exemplificando: "Inês Marçal Romão" será equivalente a introduzir "ines marcal romao".
As existentes no nome de pessoas, (como "de", "da", "e", etc.) não alteram os resultados apresentados no processo de análise. Exemplificando: "Rui Miguel do Rio" será equivalente a introduzir "Rui Miguel Rio".
Este campo é analisado de forma independente, sendo apenas verificado se o país introduzido (país de nacionalidade, no caso de pessoas, ou país, no caso de organizações) se encontra . Deste modo, este campo poderá ter significados distintos como: origem dos fundos do cliente, local de residência fiscal ou qualquer outro que considere relevante.
Existem múltiplas formas distintas de se escrever o nome de cada país. A aplicação da PEPData suporta qualquer valor , nome comum ou nome oficial de cada país. Nota: caso o país associado a uma se encontre sancionado, a irá herdar esta classificação, independentemente de corresponder a uma . Uma pode ter múltiplas distintas.
Verifique se, abrindo o ficheiro, não vê nenhum caracter como "" em vez de caracteres com acentos ou "ç". Caso tal aconteça, existe um problema de codificação que pode tentar resolver seguindo o descrito.
Caso os pontos anteriores não se verifiquem e continue a receber uma mensagem de erro cada vez que tenta realizar um upload, pode existir um problema de codificação que pode tentar resolver seguindo o descrito.
Um contém informação que apenas consegue ser corretamente interpretada caso se saiba a sua codificação. Apenas deste modo um computador consegue "compreender" o que nele se encontra escrito, podendo distinguir cada um dos caracteres.