Importação de validações
Na página de validações, pode fazer a importação automática de validações através do botão “Importar validações”, que lhe dá acesso a um explorador que permite escolher o ficheiro que contém as validações a adicionar.
Antes de escolher o ficheiro de importação, terá de escolher o tipo de validações a importar, selecionando o ícone correspondente:

Por predefinição, aparece selecionado o tipo 'Pessoas'. Para importar validações de organizações, deverá selecionar o ícone em forma de edifício e para importar relações, deverá selecionar o ícone em forma de diagrama.
Após o upload do ficheiro ter sido concluído, todas as novas validações irão aparecer na página de validações. Se tiver importado relações, todas elas serão automaticamente associadas às validações correspondentes.
De forma a que o ficheiro possa ser interpretado corretamente pela aplicação, este deverá seguir um conjunto de especificações, descritas abaixo.
Detalhes dos ficheiros a importar
Detalhes Gerais
A primeira linha deve conter o nome das colunas que representam a informação a importar
A separação de colunas deve ser feita por ponto e vírgula (;), para ficheiros .txt e .csv
Extensão: .txt, .csv ou .xlsx
Limitado a 500.000 linhas por cada importação
Ficheiro das pessoas
Deve conter uma pessoa por linha
Propriedades aceites (obrigatórias a negrito):
vat_number
Os números de contribuinte internacionais devem conter o código do país correspondente no início.
Ex: FR12345678901 para um número de contribuinte francês.
name
Poderá ver aqui as regras a cumprir relativamente aos nomes.
birth_date
A data de nascimento deve seguir um dos seguintes formatos:
dd-mm-yyyy
dd/mm/yyyy
yyyy-mm-dd
yyyy/mm/dd
country
Poderá ver aqui as regras a cumprir relativamente aos países.
country_residence
Poderá ver aqui as regras a cumprir relativamente aos países.
id_custom
Identificador do cliente utilizado pela sua organização. Tem de ser único.
unidentifiable
1 ou 0, caso seja não identificável.
Ficheiro exemplo
Ficheiro das organizações
Deve conter uma organização por linha
Propriedades aceites (obrigatórias a negrito):
vat_number
Os números de contribuinte internacionais devem conter o código do país correspondente no início.
Ex: FR12345678901 para um número de contribuinte francês.
name
Poderá ver aqui a regras a cumprir relativamente aos nomes.
country
Poderá ver aqui as regras a cumprir relativamente aos países.
id_custom
Identificador do cliente utilizado pela sua organização. Tem de ser único.
unidentifiable
1 ou 0, caso seja não identificável.
Ficheiro exemplo
Ficheiro das relações
Deve conter uma relação por linha
Propriedades aceites (obrigatórias a negrito):
organization_vat_number
NIPC da validação de organização onde se vai inserir a relação. Esta validação de organização já deve existir no sistema.
vat_number
NIF da relação a ser inserida. Este indivíduo/organização já deve existir no sistema.
position_in_organization
Tipo da relação a inserir.
Pode ser uma das seguintes opções:
representative
manager
owner
beneficial_owner
Ficheiro exemplo
Regras a cumprir
Quais as especificações do ficheiro de upload?
O que devo saber antes de introduzir informação?
Nome
Em caso de validações respeitantes a pessoas, apenas são permitidos, no mínimo, nomes próprios com 2 nomes e data de nascimento. Caso não tenha informação relativa à data de nascimento, terá de introduzir, no mínimo, 3 nomes. Estes requisitos mínimos existem de forma a garantir que o sistema tenha a capacidade de sugerir resultados relevantes quando pretenda analisar se a pessoa é identificável.
Todos os caracteres latinos, sua acentuação e capitalização são suportados, não alterando os resultados apresentados no processo de análise. Pode, por isso, introduzir o nome no formato que lhe seja mais conveniente. Exemplificando: "Inês Marçal Romão" será equivalente a introduzir "ines marcal romao".
Para além dos acima mencionados, apenas são aceites espaços (" "), hífenes ("-") ou apóstrofes (" ' ").
As partículas existentes no nome de pessoas, (como "de", "da", "e", etc.) não alteram os resultados apresentados no processo de análise. Exemplificando: "Rui Miguel do Rio" será equivalente a introduzir "Rui Miguel Rio".
As validações de pessoas suportam abreviaturas no seu nome. No entanto, estas não poderão ser procedidas com um ponto. Exemplificando: "Rui M Rio" poderá ter como resultado o nome "Rui Miguel Rio".
Todos os pontos anteriores foram implementados de forma a tornar o processo mais robusto possível. No entanto, recomendamos que tente introduzir nomes o mais próximo do original quanto possível.
País
Este campo é analisado de forma independente, sendo apenas verificado se o país introduzido (país de nacionalidade, no caso de pessoas, ou país, no caso de organizações) se encontra sancionado. Deste modo, este campo poderá ter significados distintos como: origem dos fundos do cliente, local de residência fiscal ou qualquer outro que considere relevante.
Existem múltiplas formas distintas de se escrever o nome de cada país. A aplicação da PEPData suporta qualquer valor ISO 3166, nome comum ou nome oficial de cada país. Nota: caso o país associado a uma validação se encontre sancionado, a validação irá herdar esta classificação, independentemente de corresponder a uma pessoa identificável. Uma validação pode ter múltiplas classificações distintas.
Não estou a conseguir fazer o upload do ficheiro, o que posso fazer?
Verifique se o nome, data de nascimento e campos relativos a países não estão delimitados por ' ou ". Estes valores não devem estar delimitados.
Verifique se, abrindo o ficheiro, não vê nenhum caracter como "" em vez de caracteres com acentos ou "ç". Caso tal aconteça, existe um problema de codificação que pode tentar resolver seguindo o aqui descrito.
Caso os pontos anteriores não se verifiquem e continue a receber uma mensagem de erro cada vez que tenta realizar um upload, pode existir um problema de codificação que pode tentar resolver seguindo o aqui descrito.
Caso nenhum dos exemplos anteriores se verifique, por favor contacte a PEPData.
Assistente de correção
Caso ocorra um problema com os dados a introduzir, irá aparecer um assistente de correção que irá identificar os erros encontrados no ficheiro. O assistente de correção segue a seguinte lógica sequencial:
Validação da linha de cabeçalho;
Validação dos dados introduzidos:
name;
birth_date (caso se trate de validações de pessoas);
country_nationality (caso se trate de validações de pessoas);
country_address (caso se trate de validações de pessoas);
country (caso se trate de validações de organizações);
vat_number
Verificação da existência de duplicados: caso já tenha adicionado uma determinada validação ou relação no passado, os dados a introduzir serão considerados como duplicados. O utilizador poderá depois optar por ignorar este tipo de erro.
Soluções para possíveis problemas
Codificação incorreta do ficheiro
Um ficheiro de texto contém informação que apenas consegue ser corretamente interpretada caso se saiba a sua codificação. Apenas deste modo um computador consegue "compreender" o que nele se encontra escrito, podendo distinguir cada um dos caracteres.
Infelizmente, não existe uma codificação universal que seja utilizada em todos os computadores, o que poderá levar a dificuldades na interpretação de alguns ficheiros de texto, com especial relevância nos caracteres com acentos. Caso um computador utilize uma codificação que não corresponde à do ficheiro, poderá interpretar o caracter "é" como "", por exemplo, não conseguindo compreender o seu significado.
Embora o sistema da PEPData tente determinar a codificação do ficheiro carregado, nem sempre este processo é infalível, pelo que o problema descrito poderá ocorrer. Caso tal aconteça, irá receber uma mensagem de erro que o informa que apenas um determinado número de caracteres é reconhecido pelo sistema sempre que tente realizar o upload do mesmo ficheiro.
Neste caso, sugerimos as seguintes soluções:
Bloco de Notas/Notepad do Windows
Abrir o ficheiro em questão.
Clicar em Ficheiro/File -> Guardar Como... /Save As...
Alterar Codificação/Encoding de UTF-8 para ANSI ou de ANSI para UTF-8. Esta opção encontra-se à esquerda do botão Guardar/Save.
Guardar.
Voltar a fazer upload do ficheiro na plataforma da PEPData.
Abrir o ficheiro em questão.
Codificação/Encoding -> Converter para ANSI ou UTF-8, dependendo da codificação atual.
Guardar.
Voltar a fazer upload do ficheiro na plataforma da PEPData.
Last updated
Was this helpful?