Exemplos de utilização
Existem várias maneiras distintas de utilizar a API da PEPData. Esta página irá procurar descrever alguns exemplos e apresentar as suas vantagens e desvantagens para que possa decidir, de maneira informada, como adequar a utilização da API às suas necessidades.
Pesquisa
Corresponde ao exemplo mais básico de utilização. Para seguir esta via, apenas necessita de utilizar o endpoint de pesquisa de pessoa identificável.
Este endpoint aceita um nome e uma data de nascimento como inputs e devolve os resultados de pesquisa que mais se assemelham aos termos pesquisados. De forma a obter melhores resultados, recomenda-se que leia a documentação referente à área de pesquisa.
Após receção dos resultados, poderá processá-los internamente de forma a decidir se a pessoa pesquisada corresponde a uma pessoa identificável que conste na base de dados da PEPData.
Vantagens
Solução bastante fácil e simples de implementar.
Adequada no caso de precisar de validar pessoas em tempo real.
Desvantagens
Não permite criar uma "carteira de clientes" na aplicação da PEPData, que lhe possibilita receber alertas futuros no caso de uma alteração de estado enquanto pessoa identificável.
Obriga-o a ter de criar critérios internos para a validação das pessoas pesquisadas, não ficando a sua decisão guardada na aplicação da PEPData.
Apenas pode pesquisar uma pessoa de cada vez.
Não permite validar países sancionados.
Validações
Corresponde ao exemplo mais avançado de utilização. Para seguir esta via, necessita de utilizar vários endpoints de validação. A título de exemplo, propõe-se o seguinte fluxo de trabalho:
Adicione cada pessoa a validar através do endpoint
/add_validation
. Este aceita o nome, a data de nascimento e o país da pessoa, criando assim uma validação.Quando necessitar, aplique as regras de validação pretendidas através do endpoint
/apply_rules
. Estas irão permitir a determinação de todas as validações que se enquadrem nas regras que definiu.As validações que permaneceram incompletas são mais difíceis de determinar e provavelmente necessitam de atenção humana. Recomenda-se, por isso, que sejam determinadas manualmente na aplicação da PEPData. No entanto, poderá fazê-lo através da API, recorrendo ao endpoint
/determine_validation
.
De forma a obter melhores resultados, recomenda-se que leia a documentação referente à área de validações.
Vantagens
Permite criar uma "carteira de clientes" na aplicação da PEPData, que lhe possibilita receber alertas futuros no caso de uma alteração de estado enquanto pessoa identificável.
Todas as suas decisões ficam registadas na aplicação da PEPData, podendo ser exportadas para utilização futura.
Pode determinar centenas de milhares de validações de cada vez.
Permite validar países sancionados.
Desvantagens
Solução mais complexa de implementar.
Não adequada no caso de precisar de pesquisar pessoas em tempo real.
Registos e obtenção do risco
O registo dos seus clientes e transações permite-lhe registar toda a a informação necessária para o cumprimento da lei, obtendo ainda um score de risco associado a cada registo. Para o fazer, necessita de utilizar pelo menos dois endpoints de registos. Exemplificando:
Adicione o cliente ou transação através do endpoint
/add_questionnaire
. Este endpoint aceita várias propriedades enviadas num objetoquestionnaire_data
, permitindo-lhe popular uma grande parte dos campos disponíveis logo no momento da criação do registo. Esta função irá retornar oid
do cliente ou transação criado(a).Depois, poderá obter a informação sobre o registo através da função
get_questionnaires
iterando ao longo das páginas existentes ou especificando oid
do registo que acabou de criar. Esta função devolve informação completa, incluindo o risco, relativo aos seus clientes ou transações.
Last updated
Was this helpful?